20 de maio de 2013

[Doença e Tratamento] Íctio / Íctiofitiríase

"Doença dos Pontos Brancos" - Saiba tudo sobre a doença mais comum em aquários e seus tratamentos:

http://manual-aquarismo.blogspot.com.br/2013/05/doencas-ictios-ictiofitiriase-doenca.html












Agente Etiológico: Ichthyophthirius multifiliis.

Filo: Ciliophora
Classe: Oligohymenophorea
Ordem: Hymenostomatida
Família: Ophryoglenina
Gênero: Ichthyophthirius
Espécie: I. multifiliis

  •  Descrição: Ichthyophthirius multifiliis Fouquet, 1876 é um protozoário ciliado ectoparasito causador da “doença dos pontos brancos” que se aloja na epiderme e brânquias de peixes. Ectoparasito de baixa especificidade de hospedeiro permanece no epitélio da superfície corporal ou brânquias até alcançar cerca de 1 mm, no qual deixa o hospedeiro para se desenvolver em tomonte e posteriormente liberar terontes infectantes.
    • Sintomas: Pequenos pontos brancos visíveis (1mm de diâmetro) em todo o corpo do peixe (nadadeiras, opérculos, nadadeira peitoral, etc) e brânquias. Esses pontos brancos são os cistos, ou melhor as feridas causada por eles. Depois que o parasita se desenvolveu bastante o peixe fica com uma espécie de "cordão" branco, onde solta milhares de novos parasitas para contaminar outros peixes. Os peixes começam a se coçar no fundo e em objetos do aquário, pode ocorrer a respiração ofegante, mudam de comportamento, ficam mais parados e no fundo do aquário.

      • Transmissão e ocorrência: É uma doença muito comum em aquários pequenos e médios, causados geralmente pela baixa da imunidade dos peixes, estes devido a diversos fatores relacionados a falta de cuidados, sendo estes:
                          - Queda rápida/brusca da temperatura da água: É um dos fatores que mais contribuem para a infestação de Íctios, até mesmo para os peixes de água fria, já que a queda rápida da temperatura é muito prejudicial a qualquer peixe, por isso indicamos idependente do aquário, que tenha um termostato para controlar a temperatura, evitando assim diversas doenças como a aqui estudada.
                          - Alimentação Inadequada: Causando a queda da imunidade do peixe.
                          - Estresse: O estresse pode ser causado pela má qualidade da água, pelo ambiente inadequado, etc...
                          - Introdução de peixe, plantas, água, objetos, filtros, pedras, etc... contaminados!
      • Prevenção:
                          - Controle da Temperatura: Idependentemente do peixe.
                          - Alimentação Adequada.
                          - Evitar situação de estresse para o peixe. 
                          - Antes de introduzir novos peixes e plantas, deixá-los de quarentena.
                          - Observar bem os peixes na hora da compra.
                          - Ver as dicas de Manutenção do Aquário (clique aqui), Controlole da Temperatura (em construção), em construção 
      • Tratamentos: Existem diversos tipos de tratamento, dentre eles os mais eficientes:
           Obs.: Se possível tenha um "Aquário Hospital (clique aqui em construção)", que serve apenas para o tratamento de peixes doentes, facilitando o tratamento e diminuindo a infestação da doença.
           Obs.:  Desligar a luz durante e em todos os tipos de tratamento e se possível bloquear a luz, pois o íctio não se prolifera no escuro.
           Obs.: Realize TPA's (trocas parciais da água) de 1/3 da água diariamente, através da sinfonagem (clique aqui).  
           Obs.: Desligue o filtro e matenha o oxigenador sempre ligado. 
           Obs.: Se não tiver oxigenador deixe o filtro ligado, mas retire as mídias de carvão ativado e o filtro biológico. 
      1. Através da Elevação da Temperatura: Elevar a temperatura da água até 29°C para peixes de água fria e 31°C  para peixes tropicais. Dificultando a reprodução do íctio, acelerando seu ciclo e facilitando a reação dos remédios (combinação mais eficiente) ou até mesmo a morte dos protozoários a longo prazo.
      2. Remédios: Sabe-se que o ícitio é vulnerável a azul de metileno e ao verde de malaquite, sendo a composição de vários remédios comercializados, como:
                        - Íctio Labcon (Fabricante Alcon) - Muito eficiente quando combinado a elevação da temperatura da água.




      Aplique o produto no aquário à noite ou nos períodos de menor incidência de luz.

                Dosagem:
                Aplique o produto diretamente na água do aquário, na proporção de 1 gota para cada 2 litros, até regressão dos sintomas.
                Exclusivamente para casos de Oodiniose use uma gota por litro.
                Repita as aplicações a cada 48 horas.

      Preocupações de Uso:

      • Não é recomendado a utilização do produto em peixes que apresentam hipersensibilidade ao principio ativo do medicamento, como: peixe faca, tetra-neon e alguns peixes sem escamas.
      • Verifique a dureza em carbonatos (KH) ou alcalinidade da água antes de aplicar o produto. Não é recomendável o uso do produto em águas com KH inferior a 50 ppm (3 °dH).
      • Não é recomendado a utilização de Labcon Protect Plus durante o tratamento com Labcon Icitio. Para remoção do cloro, nas trocas parciais, utilize Labcon Cloro Test.
      • Labcon Ictio normalmente muda a coloração da água,  em aproximadamente 48 h após o termino do tratamento a água retorna a sua coloração normal. Porém pode haver manchas no silicone, dependo da qualidade do material.
                        - Costapur F (Fabricante Sera)


      Modo de Uso: (Agite bem antes de Usar!) Dose normal: No 1º e no 3º dia adicione 22 gotas ou 1 ml por cada 40 litros de água do aquário, em casos mais graves repita a dose ao 5º e ao 7º dias. Um leve aumento, simultaneamente da temperatura e do arejamento, acelera o processo de cura das doenças. Durante o tratamento, retire o carvão do filtro e desligue a lâmpada Ultra-violeta. Depois de terminado o tratamento, recomendamos uma mudança parcial da água e a utilização do Sera super carbon. Para aumentar a resistência as doenças, utilize o complexo vitamínico Sera fishtamin (cura com vitaminas). 

                     - Mydor Ick-Ease (Fabricante Mydor)

       - Em sua fórmula três ingredientes que desalojam da pele e exterminam esse parasita.  

      - Uso apenas em água doce 

      - 9 gotas a cada 4 litros  
       
            3.  Aplicação de banhos com sal (Não é muito eficiente):
                           - Colocando sal grosso na água, 10g a cada 10 litros por aproximadamente uma semana.  - Consiste em adicionar sal aquário até uma gravidade específica de 1,002 g / cm 3, é conseguida, como os parasitas são menos tolerantes ao sal do peixe. Isto não é prático em viveiros, porque até mesmo uma solução de sal de luz de 0,01% (100 mg / L, água pura a 4 ° C ou 39 ° F), o que requer grandes quantidades de sal. O peixe pode ser imerso em uma 0,3% (3 g / L, água pura a 4 ° C) durante trinta segundos a vários minutos, ou podem ser tratadas num banho prolongado, a uma concentração mais baixa (0,05% = 500 mg / L ; água pura a 4 ° C).

      • Ciclo da doença:
      1. Trofonte - São os pontos brancos que na verdade são pequenas feridas na pele do peixe, infeccionadas também por bactérias e fungos. Logo abaixo de cada ponto branco existe um cisto contendo centenas de parasitas se multiplicando. Nesta fase, a medicação não surte qualquer efeito. 
      2. Tomonte - Quando os cistos amadurecem, eles se rompem liberando milhares de indivíduos na água e desenvolvem uma camada gelatinosa ao redor de sí, após assim que sai do cisto estes se aderem ao fundo, pedras, substratos.
      3. Teronte - Quando os tomontes estão maduros eles são liberados novamente na água e nadam à procura de um hospedeiro para dar continuidade ao ciclo. Fiquem atentos, pois é somente nesta terceira fase que a medicação surte efeito.

      2 comentários:

      1. INFORMAÇÃO TOTALMENTE ERRADA - "Não é recomendado a utilização de Labcon Protect Plus durante o tratamento com Labcon Icitio. Para remoção do cloro, nas trocas parciais, utilize Labcon Cloro Test."

        ResponderExcluir
        Respostas
        1. Boa Observação! Eu apenas copiei do site da Alcon, este Texto! mas eu realmente uso anticloro sempre! independente de qualquer tratamento com peixes!

          Excluir